Ônibus é barrado no pedágio automático da Linha Amarela por calote, e passageiros têm de fazer vaquinha para seguir viagem
Ônibus é bloqueado na Linha Amarela por pagamentos pendentes Passageiros de um ônibus da linha 315 (Central-Recreio), da Real Auto Ônibus, precisaram fazer ...
Ônibus é bloqueado na Linha Amarela por pagamentos pendentes Passageiros de um ônibus da linha 315 (Central-Recreio), da Real Auto Ônibus, precisaram fazer uma vaquinha para pagar o pedágio e seguir viagem na noite de segunda-feira (10), na Linha Amarela, no sentido Barra da Tijuca. O coletivo ficou barrado na cancela automática porque a tag usada para o pagamento estava bloqueada por calote. Imagens gravadas por quem estava no coletivo mostram o motorista no asfalto realizando o pagamento diretamente a uma funcionária da Lamsa, em Água Santa, após os passageiros juntarem os R$ 38 da dívida — o pedágio para um ônibus como o 315 custa R$ 5,70. Segundo os relatos, o motorista chegou a entrar em contato com a empresa, mas o problema não foi resolvido. O ônibus só foi liberado depois que o grupo completou o valor necessário e efetuou o pagamento. A espera durou cerca de 30 minutos. A pedagoga Fernanda Souza estava a bordo na hora. “A Real não pagou o pedágio da Linha Amarela e fomos impedidos de seguir viagem! Se não fossem os passageiros que se juntaram na vaquinha, sabe-se lá a que horas a gente ia sair de lá”, lembrou. “Isso não pode acontecer! Não pode o passageiro, que já pagou a passagem, tirar dinheiro do próprio bolso!”, emendou. Ainda de acordo com passageiros, a tag instalada no ônibus estaria cadastrada com dados de outro veículo. ✅Clique aqui para seguir o canal do g1 RJ no WhatsApp O que dizem os citados A Real Auto Ônibus disse, em nota, que a ocorrência foi "isolada e não reflete as práticas ou valores da empresa". "A companhia não admite esse tipo de conduta e reforça que respeito e responsabilidade com os passageiros são princípios inegociáveis em sua operação. Assim que tomou conhecimento do fato, a Real Auto Ônibus adotou medidas internas imediatas, revisou seus procedimentos e reorientou todas as equipes envolvidas, para garantir que situações semelhantes não se repitam. A empresa segue comprometida em oferecer um serviço seguro, regular e digno para toda a população carioca." A Secretaria Municipal de Transportes informou que notificou o consórcio para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido. A concessionária Lamsa disse que, "na pista automática da Linha Amarela, o pagamento do pedágio ocorre automaticamente por meio da tag (dispositivo eletrônico) válida instalada no para-brisa". "Caso o dispositivo não esteja funcionando, por motivo de bloqueio, ou mesmo na ausência da tag, o pagamento da tarifa deverá ser realizado nas cabines manuais em dinheiro, por aproximação com dispositivos com a tecnologia de NFC, e com cartões de débito e crédito. Além disso, para regularizar a tag, o motorista deve procurar diretamente a operadora do serviço". "A concessionária ressalta ainda que não realiza autuações. As infrações na via são de competência da Polícia Militar, conforme os artigos 184 (utilização indevida da faixa — infração leve) e 209 (evasão sem pagamento — infração grave) do Código de Trânsito Brasileiro", diz a nota. Motorista de ônibus paga pedágio com dinheiro da vaquinha de passageiros Reprodução/TV Globo